Cada vez mais os consumidores estão preocupados com a qualidade de vida e hábitos alimentares, devido a isso, alimentos que proporcionam saúde e bem-estar físico influenciam cada vez mais no poder de decisão de compra.  

O kefir, originalmente das montanhas do Cáucasos localizado entre Europa Oriental e Ásia Ocidental, deriva da palavra “keif” que em turco pode ser traduzida como “sentir-se bem”.

A fermentação do kefir é proporcionada através de uma mistura complexa de bactérias ácido láticas e leveduras, onde parte desses microorganismos apresentam funções probióticas, ou seja, quando ingeridas em quantidades adequadas existem diversos benefícios à saúde de quem as consome.

De acordo com a legislação vigente no Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) define kefir como o produto cuja fermentação se realizou através de cultivos ácido láticos elaborados com grãos de kefir, Lactobacillus kefir, espécies dos gêneros Leuconostoc, Lactococcus e Acetobacter com produção de ácido láctico, etanol e dióxido de carbono. Os grãos de Kefir são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose (Kluyveromyces marxianus) e leveduras não fermentadoras de lactose (Saccharomyces omnisporus e Saccharomyces cerevisae e Saccharomyces exiguus), Lactobacillus casei, Bifidobaterium sp e Streptococcus salivarius subsp thermophilus
 

Um atributo sensorial bastante característico do kefir é a presença do gás dióxido de carbono, que é capaz de proporcionar uma certa refrescância ao produto. Pode-se encontrar o kefir em sabor tanto tradicional como saborizado, sendo apresentado em diversos formatos e apresentações: bebível, colherável, sorvetes, molhos para saladas, queijos etc. 

Apesar do kefir ser um produto tradicional, a indústria de alimentos tem uma grande oportunidade de mercado com este tipo de produto, podendo reposicioná-lo através de tendências como o clean label, alimentos funcionais, embalagens inovadoras e sustentáveis, sabores, texturas e aromas diferenciados.   


Vamos fazer juntos?
Vamos inovar juntos?



Publicado em 26 de Novembro de 2020
Autoria Latec Ingredientes